Sisu 2018 Nota de corte

Simulador Nota de Corte SISU 2018

De forma simples é um projeto do Ministério da Educação, também chamado de MEC, que unifica em um só lugar a seleção dos candidatos que realizaram o enem, para que as instituições de ensino públicas consigam facilmente se resolverem.

Após realizar seu cadastro com seu número do enem 2018 e senha, ambos do enem do ano anterior, nunca dos outros anos, você pode escolher suas opções de curso. E nesta etapa algo vai chamar a sua atenção, as notas de corte do Sisu 2018.

sisu-nota-de-corte

Consulta NOTA DE CORTE SISU 2018

Entenda quando você faz sua inscrição no Sisu quase que instantaneamente suas notas do Enem são passadas para o Boletim, sua página no Sisu, e elas vão servir para que você consiga seu tão sonhado curso superior.

Com esse principio, as notas de corte são próprias de cada instituição para avaliar se aquele candidato vai ou não entrar. De forma mais simples cada instituição de ensino tem seu próprio resultado que ele vai usar para retirar aqueles que não alcançaram a media esperada. Lembrando que a nota de corte é a menor nota da media, para que você tenha mais chances.

Isso significa que você pode achar o mesmo curso com notas de corte diferentes, isto vai ocorrer por causa das instituições serem diferentes, então é aconselhável que na primeira opção esteja a qual você quer e na segunda opção esteja uma que você também ache boa, mas a nota de corte não seja tão próxima da sua nota. Dizemos isso não por desprezo a segunda, mas sim como uma opção que pode ser seguida, ninguém vai te bater por escolher de forma diferente, a escolha é sua, então faça da forma que lhe convém.

nota-de-corte-sisu

Em outras palavras, a nota de corte é apenas um facilitador para que você possa acompanhar a sua inscrição, então o calculo não é feito em tempo real, e ela também é modificada com o tempo, por causa do número de vagas e números de candidatos para ela.

Atenção: A nota de corte do SISU 2018 só é informada pelo sistema após o segundo dia de inscrição.

Nota de Corte SISU 2018 Calculo

Mas como ela é calculada?

Pela regulamentação do próprio Sisu, a Nota de Corte vai ser calculada uma vez ao dia, levando em conta o número de vagas, a modalidade de ensino e o total número de candidatos daquele curso, isso é feito em todos os cursos disponíveis pelo Sisu.

sisu-simulador

Um detalhe para se prestar atenção é quando você consultar seu boletim, durante o período de inscrição, você poderá vê sua classificação parcial. Este por sua vez vai ser calculado a partir das notas de todos os participantes envolvidos que tenham selecionado o mesmo curso que você. Vai ser então apenas uma referência para você enquanto o sistema estiver aberto, já que as notas de corte só vão sair após o segundo dia de inscrição.

Na página do boletim, você também vai saber o resultado final, então é importante ficar prestando atenção no cronograma que é exibido dentro da página do Sisu.

Confira também sobre o SISU 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *