Sisutec 2014 – Inscrição

Inscrições Sisutec 2014

Você sabe o que é o SISUTEC 2014? Este é o Sistema de Seleção Unificada de Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC) que é um sistema do Ministério da Educação onde através do qual as instituições públicas e privadas oferecem vagas para os cursos técnicos e são oferecidas para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que obtiveram uma boa pontuação. Confira como fazer a inscrição do Sisutec 2014.

sisutec 2014 inscricao Sisutec 2014   Inscrição
O SISUTEC 2014 funciona da seguinte maneira: o candidato participa do processo através da inscrição do Sisutec e neste ato, os candidatos devem escolher em ordem de preferência até entre duas opções ofertadas pelas instituições participantes do SISUTEC 2014.  Ao se inscrever os candidatos devem informar se concluiu o ensino médio em escola pública ou em escola privada; ou se cursou o ensino médio em escola privada como bolsista integral; também falar sobre a sua raça, pois há vaga reservadas para negros, pardos e indígenas. Durante o período de inscrição o candidato pode alterar suas escolhas. Ao final do processo de inscrições e de seleção, o sistema selecionado automaticamente os candidatos com melhores notas e de acordo com as notas podem ser selecionados por alguns cursos. Quanto mais concorrido o curso, mais a nota para se obtiver classificação e vaga para o mesmo. Para os candidatos selecionados são feitas duas chamadas e o candidato chamado tem um prazo para fazer a sua inscrição no curso e antes disso fazer a sua escolha e confirmando a sua opção definida no ato da inscrição.

Os candidatos aprovados em sua primeira opção de instituição não serão chamados posteriormente caso haja vaga para a sua segunda opção. Por isto, o candidato precisa estar atento quanto a isto porque será chamado nesta primeira opção e depois não terá outra chance. Mas, no caso de ser chamado na segunda opção e, posteriormente for chamado para a primeira opção (no caso de desistência de candidatos), este candidato se quiser pode realizar sua matrícula nesta primeira opção, mas a inscrição na segunda opção será cancelada.

Na edição atual não há mais lista de espera, apenas serão preenchidas entre os candidatos aprovados as vagas remanescentes através da primeira e segunda chamada do Sisutec 2014.

Para se inscrever no Sisutec 2014 você precisar ter passado pelo ENEM do ano anterior. Para quem quiser saber as instituições participantes no SISUTEC podem consultar em http://pronatec.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=49. Ainda não foram abertas as inscrições para o SISUTEC 2014, mas para quem tem interesse deve ficar atento no site acima onde tem as informações sobre o processo seletivo e até para tirar dúvidas sobre o mesmo.

Confira também sobre o Sisu 2014