Sisu 2014 – Lista de Espera

Lista de Espera Sisu 2014

O SISU 2014 é Sistema de Seleção Unificado ligado ao Programa Universidade para Todos e que é utilizado para quem deseja e sonha integrar o ensino superior e usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e podendo se candidatar a instituições que aderiram ao sistema. Se você não foi aprovado na primeira chamada, confira como funciona a lista de espera do Sisu 2104.

sisu 2014 lista de espera Sisu 2014   Lista de Espera

O processo seletivo do SISU 2014 acontece duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre do ano e a inscrição é gratuita e realizada pela internet. Para ter sucesso nesta seleção, o candidato precisa ter tido uma boa nota no ENEM e sua nota estar de acordo com a nota de corte do curso desejado. Quanto mais concorrido o curso maior a nota de corte de o candidato conseguir integrar no curso universitário. Várias instituições têm aderido ao sistema de seleção, muitas separam metade das vagas para o SISU 2014, mas outras reservam, apenas parte de suas vagas. Por isso, os candidatos precisam estar atentos a este detalhe e se a instituição que deseja integrar aderiu ao sistema.

O cronograma do 1° SISU de 2014 ainda não está disponível, mas o último que aconteceu no 2° semestre de 2013, teve inscrições encerradas dia 18 de outubro de 2013.

Agora você se inscreveu e ficou quase para conseguir uma nota, você provavelmente está em uma lista de espera que é a relação de candidatos que não obtiveram a nota suficiente, mas quase conseguiram e estão em lista no caso de desistência de algum candidato. No caso este deve ficar atento a esta lista na instituição a qual se candidatou a uma vaga e ficar atento a possíveis chamadas. No caso de candidatos na lista de espera do Sisu 2014 com notas semelhantes, o critério de desempate leva em consideração para desempate: o candidato com maior nota obtida na redação, maior nota obtida nas provas de linguagem, códigos e suas tecnologias, maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias, maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias e a maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

A edição do segundo semestre de 2013 é a primeira a usar o sistema de cotas raciais e sociais que foi sancionada por lei em agosto de 2012. Este sistema de cotas é motivo de polêmicas e discussões, pois o processo seletivo já é acirrado e ainda tem o uso de cotas para deixa-lo ainda mais restrito. Aos candidatos fiquem atentos a todas as nuances que envolvem o sistema seletivo.

Confira também sobre o Sisu 2014