SISU 2014 – Inscrições

Inscrição Sisu 2014

Se você deseja fazer a inscrição no Sisu 2014, saiba que antes de mais nada você deverá ter realizado a prova do ENEM que permite aos seus candidatos passarem por outras seleções e realizar o sonho de entrar no Ensino Superior. Confira como fazer as inscrições para o Sisu 2014.

sisu 2014 inscricoes SISU 2014   Inscrições

Quem faz o ENEM pode passar pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU 2014) que é um sistema desenvolvido pelo Ministério da Educação e seleciona os candidatos de instituições públicas que utilizam as notas do ENEM para o processo seletivo para universidades.

O processo de seleção do SISU 2014 acontece duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre do ano e as universidades públicas e algumas privadas oferecem vagas em seus cursos.

Para o primeiro semestre de 2014 ainda não foi divulgado o cronograma para 2014, mas o do segundo semestre de 2013 que teve inscrições encerradas dia 18 de outubro. Para participar, no caso, terá que esperar a abertura para o próximo semestre e funciona da seguinte maneira: o candidato faz sua inscrição e deve escolher no ato da inscrição a instituição e as opções e durante este período o candidato pode alterar a sua escolha. Ao final do período de inscrição, o sistema vai selecionar automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso de acordo com a nota de corte de cada curso e que vai variar também de instituição para instituição.

As inscrições do Sisu 2014 são feitas a partir do número de inscrição e senha do ENEM, por isso, quando for fazer o ENEM deve guardar seus dados que serão uteis para quem quer participar do SISU. Mas, se perdeu o numero de inscrição e senha do ENEM pode recuperar no site do ENEM. Para participar deste processo não há cobrança de taxa de inscrição.

Podem participar do SISU 2014 inclusive aqueles que já participaram de edições anteriores e também quem está no ensino superior, desde que tenha feito o ENEM na edição requerida e lembrando que concorre a vagas em instituições públicas. Quem está em um curso superior e for selecionado para outra vaga, deve optar pelo curso que deseja cursar, pois não pode ocupar duas vagas.

A forma de seleção do SISU vai depender de cada instituição. Há instituições que disponibilizam vagas para políticas afirmativas, como as vagas reservadas a afrodescendentes, indígenas, etc.; entre outras formas de seleção que o candidato precisa estar atento quanto à instituição.

O resultado do SISU 2014 deve ser acompanhado pelo candidato através do Boletim de Acompanhamento que fica de responsabilidade do candidato.

Confira também sobre o Sisu 2014